Como fazer um croqui de moda em aquarela

Tempo de leitura: 2 minutos

Nesse post vou mostrar para vocês como fazer um croqui de moda em aquarela. Na verdade mostrarei como se pode tratar a pele do corpo e a roupa por meio do uso do lápis de cor aquarelavel e suas diferentes facetas.

Aquarelando o corpo do croqui

Para aquarelar o corpo do croqui utilizaremos a técnica seca (você pode ver a explicação e demonstração dessa técnica AQUI) de aplicação do lápis aquarelado.

Comece escolhendo um lado do croqui para sombrear (como se o sol batesse de um lado e a sombra se fizesse do lado oposto). No lado da sombra você colore suavemente as extremidades com o lápis de cor aquarelado em tom ocre.

Depois, com o pincel aguado, vá diluindo aos poucos o traçado, transformando-o em mancha. Aos poucos, acrescente de forma muito suave, tons de magenta e marrom, para fechar um pouco o tom do ocre e dar mais leveza ao desenho, além de mais volume.

Veja como o uso do marrom é importante. Nessa imagem você vê um corpo já com volume – mesmo que de maneira simplificada. Veja como o escurecimento das extremidades ajuda a dar volume!

Aquarelando cabelo

Para conferir um pouco mais de volume aos cabelos tenho uma dica legal! Escureça a raiz e vá alternando pontos de luz e sombra. Seria assim: escuro, claro, escuro, claro, e assim sucessivamente.

Nessa imagem abaixo é possível visualizar essa marcação de luz e sombra ainda de forma seca.

Depois de delimitados os espaços de luz e sombra, acrescenta-se a água, a fim de transformar o pigmento seco em tinta. Tenha muito cuidado com a quantidade de água e mantenha sempre um papel absorvente ou um paninho para tirar possíveis excessos.

Como fazer um degradê de duas cores diferentes

O primeiro passo para criar um degradê é compreender que ele é feito a partir da combinação entre pigmento e água. A cada limpeza feita no pincel, tem-se um tom mais claro da cor que se deseja diluir. Veja no exemplo abaixo. De um lado coloco a cor roxa e do outro, o verde. Entre elas deixo um espaço em branco, onde a água será aplicada para criar a junção entre os tons.

É possível perceber a suavidade com que esse encontro entre cores acontece, ressaltando a delicadeza e a leveza da aquarela.

Resultado final

O resultado desse exercício mostra as diversas facetas e possibilidades que o lápis aquarelavel tem. Um material extremamente versátil e de fácil manuseio, perfeito para quem está começando a trabalhar com aquarela.

Espero que tenha gostado e aproveitado esse conteúdo. Foi feito com muito carinho para esclarecer suas dúvidas e otimizar o seu aprendizado.

Não deixe de baixar GRATUITAMENTE nosso e-book para ilustração de moda. Nobanner desse site =).

Um beijo e até o próximo conteúdo!

Lu