Como usar o lápis de cor aquarelavel

Tempo de leitura: 2 minutos

Muitos alunos meus têm dúvidas sobre como usar o lápis de cor aquarelavel. E não é para menos, já que ele oferece tantas possibilidades. Hoje vou mostrar para vocês duas maneiras de se utilizar o lápis com a finalidade de obter um resultado semelhante ao de uma tinta ou pastilha de aquarela.

O primeiro passo é colocar próximo ao papel em que irá aquarelar, um outro pedaço de papel, para servir de “godê” para a tinta que você vai fazer. Veja no exemplo abaixo um tamanho que seria legal.

Lápis de cor molhado

A primeira forma de utilização do lápis de cor aquarelavel é a forma molhada! Nela, você colore outro papel, afim de depositar o pigmento para poder usá-lo posteriormente.

Veja nesse exemplo que coloco as cores lado a lado com uma pequena distância entre elas.

Em seguida, com o pincel molhado umedeço o rabisco feito com a finalidade de transformá-lo em tinta.

Depois desse passo, basta molhar seu pincel na cor desejada e aplicar ao desenho que estiver fazendo. Essa é uma técnica em que a tinta seca muito depressa, já que é absorvida pelo papel rapidamente. Por isso é ideal para áreas menores e de rápido preenchimento.

Lápis de cor seco

Outra forma de usar o lápis de cor aquarelavel é aplicá-lo diretamente sobre o desenho que estiver fazendo, de forma seca. É importante preencher a área que desejar com bastante cuidado para que, quando umedecida, fique dentro dos limites propostos.

Depois da área preenchida, basta umedecê-la com água delicadamente. O “rabisco” assumirá a forma de tinta e as manchas aparecerão.

O efeito da aplicação seca do lápis é um pouco mais denso e forte, no que diz respeito ao resultado final, enquanto a molhada é mais suave e transparente.

Molhada x Seca

Se compararmos as duas maneiras de utilização do lápis de cor aquarelavel, perceberemos que cada uma nos dá um resultado diferente. A técnica seca é mais homogênea e leve, ótima para áreas que devem ter uma cobertura com menos volume. Já a molhada permite mais contraste e intensidade de cores, ótima para áreas com volume.

Na imagem abaixo você vê claramente a diferença!

Ainda nessa semana farei um post sobre esse tipo de aplicação num croqui de moda!

Fique atento e até o próximo conteúdo!

Não se esqueça de baixar nosso e-book GRATUITO no banner aqui em cima! Conteúdo robusto para você ir mais longe!

Um beijo e até a próxima!

Lu