Como sobrepor elementos em uma aquarela?

Tempo de leitura: 1 minuto

Para sobrepor elementos em uma aquarela é importante analisar sua composição. Primeiro você precisa identificar os elementos que estão mais ao fundo e, provavelmente é por eles que você começará.

Nessa ilustração é possível visualizar essas etapas de sobreposição que dão um efeito super legal ao resultado final. Essa é uma aquarela pequena, tamanho 15×21. Por esse motivo foi importante criar texturas que representassem os elementos principais.

Primeiro passo

O primeiro passo foi aquarelar o prédio nas áreas que iriam aparecer. Reparem que a parte superior está apenas com uma camada fina de tinta, pois ali a copa da árvore ocupará o maior espaço.

Segundo passo

Num segundo momento comecei a trabalhar o volume, delimitei a área da copa para me orientar no momento de fazer a textura principal. Nesse momento o tronco também já foi aquarelado e já se coloca a frente do prédio de uma forma mais evidente.

Terceiro passo

Depois de definir os planos, é hora de dar textura à ilustração. Costumo dizer que qualquer aquarela segue uma simples sequência de três passos: delimitação da forma, criação de volume e de textura. Seguindo esses passinhos fica mais fácil desenvolver seus trabalhos.

Esse foi o resultado final dessa arte e espero que você tenha conseguido visualizar alguns dos passos importantes para fazer sobreposição de elementos em uma aquarela de paisagem!

Acompanhe nossos conteúdos em nossas redes sociais e compartilhe suas dúvidas e sugestões.

Um beijo e até o próximo post!

Lu